Lara Gomes e Ademir Reis,apresentam as diversas opções da casa
Manoel Alves
A Rota da Ferradura é um circuito turístico na região de montanha de Guarapari, que definitivamente, caiu no gosto dos capixabas e turistas de outros estados, isso graça a diversidade de opções gastronômicas que a região oferece. E tudo isso, pertinho da praia.
Essa também pode ser chamada de “rota de fuga” para aqueles que querem fugir do agito da cidade e curtir o clima de montanha a poucos quilômetros do balneário mais famoso do estado e o cartão postal do turismo de praia no Espírito Santo. O clima de montanha e aliado a uma gastronomia diferenciada, tem feito toda a diferença e transformado a Rota da Ferradura no principal destino das famílias nos finais de semana.
Pioneiro e referência em Buenos Aires, o Restaurante do Ademir, foi o primeiro a apostar no turismo de montanha de Guarapari. Quando Ademir Reis e família apostaram em Buenos Aires, sequer existia a hoje famosa Rota da Ferradura. Hoje o Restaurante do Ademir e sua galinha caipira continuam sendo a referência em Buenos Aires, mas vários outros restaurantes são opções na rota.
Cocina Argentina Caminito
Saindo do centro de Guarapari a apenas 6KM tem o trevo da BR101 e daí a mais seis, você já estará em Buenos Aires. Poucos metros antes da comunidade, dando-lhe as boas-vindas, você encontra a sua direita o Restaurante Caminito, como o nome já sugere, é uma casa de Cocina Argentina. Num ambiente que oferece conforto e requinte, você terá como opção uma seleção especial de cortes nobres inspirada na culinária argentina, sempre preparada por chefs renomados. O Cocina Argentina Caminito, é a porta de entrada na Rota da Ferradura, a rota mais gastronômica do Espírito Santo. E é claro que o Caminito oferece um cardápio todo inspirado no país dos Hermanos, e serve uma variedade de vinhos e drinks.
As opções no Caminito são diversas como a típica empanada argentina, o provolone na brasa, gnochi de batata, são algumas das criações da casa que fazem que remetem às comidas típicas do país Argentino, sem esquecer os assados na parrilla, da maneira que somente os argentinos preparam como ninguém.
Quando conheceu a Buenos Aires capixaba, o empresário Fernando Hurtato Miguel enxergou ali uma região com grande potencial turístico, principalmente pelo clima de montanha. Foi então que resolveu investir num restaurante e aproveitou o nome da comunidade local para fazer uma homenagem à famosa região de Buenos Aires, (Argetina) o Caminito.
“Quando visitei a região de Buenos Aires fiquei encantado com a beleza do local, e me lembrou muito a capital argentina. Viajei para a Argentina algumas vezes, e lá tem o Caminito, que é um museu aberto e virou um ponto turístico, no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires. O local é bem colorido, e idealizei essa proposta para o nosso espaço em Guarapari”, comenta Fernando Hurtato.
Restaurante do Ademir
Seu cantinho caipira em Buenos Aires
Sabe aquele lugar de ambiente agradável e familiar que você chega não quer saber de horário para ir embora? Assim é quando você chega no Restaurante do Ademir, no coração de Buenos Aires. Sabe aquele restaurante onde você tem sempre uma atenção especial dos proprietários, e claro, dos demais funcionários, no Ademir é assim. Tanto o empresário Ademir Reis, quanto a filha Lara Gomes, estão sempre presentes e fazendo questão de saber como o cliente está sendo atendido.
Famoso por servir a galinha caipira mais gostosa da região, o Restaurante do Ademir, tem um cardápio que vai muito além da galinha ao molho pardo e varia da Costela no bafo ao Peroá à Passarinho, passando por Mix da Roça, Linguiça caseira (produção própria), o famoso Torresmo, Tilápia frita e grelhada, Carne de Porco na Lata, e como se trata de um cantinho caipira, tem também Lambari. Além de um cardápio com opções diversas em comida caseira e pratos espaciais, um importante e diferencial no Restaurante do Ademir, é semdúvidao atendimento personalizado e extremamente familiar. Desde quando foi inaugurado, há 13 anos, pelo casal Solange Gomes (In Memoriam) e Ademir Reis Costa, o estabelecimento é administrado em família. Hoje, Ademir e a filha Lara Gomes comandam com extremo sucesso o restaurante, contando sempre com a colaboração dos outros irmãos (dela), Lucas e João Lutero e cerca 20 colaboradores diretos.
Sabe aquele restaurante que você chega e tem sempre um atendente com um sorriso no rosto pronto para te atender com a melhor atenção possível, mesmo em dias de casa lotada? Assim é no Restaurante do Ademir. Seja o próprio Ademir, Lara ou algumas das colaboradoras que atendem no salão, você terá sempre alguém prontamente para te atender e buscar fazer com seu pedido chegue a sua mesa no menor tempo possível. “As pessoas quando chegam no restaurante geralmente já chegam com fome, então precisamos fazer com essas pessoas sejam atendidas no menor tempo possível. Não basta oferecer muitas opções no cardápio, é preciso satisfazer o cliente com o sabor da comida e com o menor tempo da cozinha até a mesa do cliente”, afirma Lara Gomes.
Como chegar: O Restaurante do Ademir fica localizado a exatos 12 KM do centro de Guarapari e a 6 KM do trevo da BR 101.Não tem como errar. Pegando a estrada de Buenos Aires no trevo da BR irá à Buenos Aires e o Restaurante do Ademir é o cartão de boas-vindas no local sendo o primeiro estabelecimento. Informações 27-99780-8322 (Ademir) e 99813-6226 (Lara)
Saindo do Restaurante do Ademir, contornando o campo de futebol à sua direita você tem os restaurantes Dona Cotinha e Colher de Pau.E logo após o campo à sua esquerda você se depara com o Vila Anunciatta e uma infinidade de opções num só lugar.
Vila Anunciatta, venha viver essa experiência
Essa experiência é possível na Vila Anunciatta. É que o local oferece momentos de completa harmonia com a natureza, agregando lazer, turismo e gastronomia de forma única e especial.
Com um clima mais ameno, pra lá de agradável, na Vila, além do Restaurante você pode fazer um tour pela fábrica de pães artesanais, fazer degustação e compras na lojinha da cachaça, conhecer o museu da cachaça e ainda contemplar e fazer belíssimos registros nos espaços verdes em meio à natureza. Sem esquecer que agora você pode se hospedar em um dos encantadores chalés da Vila!
“A Vila traz a proposta de viver em completa harmonia com a natureza. Primeiro você chega ao restaurante que oferece café da manhã, almoço, drinks, vinhos e chopes artesanais, sobremesas, lanches da tarde, além de proporcionar uma área Kids para as crianças e completo desfrute do ambiente bem decorado, verde e florido para adultos, depois tem a opção de conhecer o Pão da Vila, que é uma fábrica de pães de fermentação natural. Caminhando mais um pouquinho, temos o alambique, o museu da cachaça, o deck, o bosque de flores e a lagoa! Tudo isso faz da Vila um lugar charmoso e especial”, explica o sócio proprietário, João Meriguete.
O Restaurante Vila Anunciatta abre às sextas, sábados, domingos e feriados. Instagram @vilaanuciattacafeechopp
Deixando Buenos Aires e seguindo sentido Boa Esperança, a menos de 1 KM à sua direita, você encontra o VX Primer.
VX Primer, um restaurante diferenciado na Rota da Ferradura
Roberta Bourguignon
O VX Primer é um dos restaurantes que tem conquistado cada vez mais clientes na Rota da Ferradura. Localizado em Buenos Aires, o local oferece parquinho para crianças, um gramado para descansar, vinho argentino para saborear, e uma varanda enorme que te faz sentir em casa.
O tempo passa devagar nas poltronas e cadeiras espalhadas pelo espaço, e os proprietários, a empresária Vera Xavier, e o analista judiciário Altamir Rodrigues Xavier Júnior, como bons anfitriões, acolhem cada cliente como se fossem amigos antigos.
Aos finais de semana a cozinha recebe o reforço do Xavier, e confessa que prepara os pedidos como se tivesse fazendo para ele e a própria família comer.
“Eu cozinho para os clientes como se eu tivesse cozinhando para mim, minha família. É saudável chegar ao restaurante e comer bem. As famílias se organizam para almoçar fora, e quando chegam precisam ser bem atendidos. Então nossa preocupação é atender o cliente nos anseios, e alcançando as expectativas que eles fizeram”, disse Xavier.
A maior paixão do chef é preparar a picanha angus, que virou o prato carro chefe da casa. Além da carne nobre, e os acompanhamentos para refeição completa como arroz, feijão tropeiro, batata frita e molho, Xavier acrescenta na chapa, a batata doce grelhada, a cenoura, banana e pão de alho, o que deixa os clientes encantados.
“No cardápio não está escrito esses acompanhamentos a mais na chapa. Quando o pedido chega na mesa, o cliente sente que é um presente, e fica encantado. É muito bacana o quanto eles agradecem. E tem gente que chega no restaurante já pedindo o prato, porque viu foto ou vídeo nas redes sociais”, completa Xavier.
A sensação de se sentir em casa é proposital, como conta a Vera. Primeiro que o restaurante tem as iniciais do nome dela, e toda a estrutura era base do sítio que eles desfrutavam com a família nos momentos de lazer.
O Restaurante VX Primer @vxprimer_ ou pelos telefones 27 99969-5884 e 99960-5884.
Continuando sentido Boa Esperança, antes da sede da comunidade, você tem a sua direita o já conceituado Restaurante Cantinho da Tilápia.
Cantinho da Tilápia, referência gastronômica na Rota da Ferradura
Roberta Bourguignon
No restaurante é servida tilápia frita, à parmegiana, e grelhada, tilápia grelhada ao molho de limão siciliano, e a tilápia grelhada ao molho de requeijão.
Um dos diferenciais do Cantinho da Tilápia, é o atendimento sempre muito atencioso, uma vez que quase 100% do quadro de colaboradores, são das famílias de Marina e Geraldo Pereira (Proprietários). No Cantinho da Tilápia é muito comum os clientes chamar os garçons Valéria, Valney, Rose e Joyce pelos nomes, e isso cria um vínculo de amizade entre clientes e Cantinho da Tilápia. “Muita gente vem aqui pelo vinculo de amizade criada entre eles e eu e Marina, e isso pra gente é muito gratificante”, afirma Geraldo Pereira.
O Restaurante Cantinho da Tilápia abre todos os dias, (exceto às quartas-feiras), a partir de 11h. Na segunda, terça e quinta-feira o local fecha às 17h, às sextas e sábado às 22h, e domingo às 20h. @cantinho.da.tilapia.oficial.
Informações 27- 99859-9608 e 99667-1639!
Restaurante Vista da Floresta, sua nova opção na Rota da Ferradura
Roberta Bourguignon
Em meio à natureza, o Restaurante Vista da Floresta foi feito para todas as famílias.
Em busca de construir um espaço aconchegante para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o casal Daniela e Marcelo Bermond inaugurou o Restaurante Vista da Floresta na Rota da Ferradura, e realizou o sonho de ter um espaço para toda a família.
A estrutura que é rústica e ao mesmo tempo moderna, conta com parquinho e área verde. Tudo que uma família inteira precisa para frequentar um restaurante sem pressa de ir embora.
Com um cardápio variado, que serve desde a Tilápia à Carnes nobres, o segredo está no tempero caseiro. É que o casal, estudou cada detalhe dos temperos e optou por não utilizar temperos prontos.
“Nosso cardápio é muito versátil e vai desde a deliciosa Tilápia, que é servida empanada ou grelhada na chapa, às Carnes nobres. A Tilápia é a nossa especialidade e é uma opção que agrada a toda a família. Além disso, a chapa de Ancho também é um dos pratos mais pedidos, sendo esta uma carne macia e muito suculenta. Servimos também Picanha na Chapa, Chorizo Angus, Linguiças Artesanais, Carne de sol e muitos acompanhamentos que agradam toda a família. O nosso tempero caseiro é o que traz o sabor na cozinha. Optamos por preparar cada tempero, então nenhum prato leva tempero pronto, e sim o tempero preparado aqui; o que garante essa comida caseira que é tão saborosa e nos deixa leve após petiscar ou almoçar no restaurante”, enfatiza Daniela.
Da varanda do restaurante, os pais conseguem acompanhar as crianças brincando na área kids, que além dos brinquedos, possui um lago com carpas e tilápias, o que chama a atenção e faz a alegria das crianças. E ainda tem um rio, com banquinhos próximos, onde as pessoas podem conversar e relaxar. Tudo isso cercado pela beleza exuberante da natureza.
@vistadaloresta.
Cervejaria Speranza atrai guaraparienses e turistas
Roberta Bourguignon
No alto de uma colina na região de Boa Esperança, uma fábrica de cerveja artesanal passou a ser um dos lugares mais frequentados da Rota da Ferradura. Além do clima agradável e a bela vista, a Cervejaria Speranza, serve diferentes petiscos e as famosas cervejas, premiadas entre as melhores do país.
A cerveja Vienna Lager levou medalha de bronze na Copa Capixaba de Cerveja Artesanal, realizada em outubro, onde cervejarias de todo estado participaram com suas receitas.
A bebida produzida pelos irmãos Thiago e Bruno Carnetti foi a única Vienna Lager premiada do Espírito Santo na categoria Amber e Black Lagers. O que deixa os idealizadores orgulhosos. “Com muito orgulho seguimos representando Guarapari no mais alto nível em competições nacionais e estaduais”, declara Thiago.
@cervejariasperanza
O Pereira Restaurante boa gastronomia em harmonia com a natureza
Roberta Bourguignon
Os irmão Silas e Sidnei Duarte, sempre contando com o apoio primordial da esposa de Sidnei Daniele Almeida e toda sua eficiente equipe, vem comandando com muito sucesso o Restaurante O Pereira, hoje parada quase que obrigatória para quem passa pela Rota da Ferradura, em Boa Esperança. As diferentes opções de entradinhas, porções e acompanhamentos para petiscar, almoçar, e até jantar, se tornou o grande diferencial do restaurante.
No local é possível escolher vários pratos diferentes para a família ou o grupo de amigos. A entradinha chega antes do prato principal, e enquanto as crianças se divertem no parquinho ou nas águas do Rio Jabuti, que margeia o local, os mais velhos podem relaxar com os drinks, chopp Reserva do Gerente (considerado por muitos como o melhor do estado), vinhos e bebidas variadas.
“Temos esse privilégio de ter as águas do Rio Jabuti passando aqui do nosso lado. Quem chega com criança é sempre uma aventura a parte, porque além de brincar nos parquinhos, as crianças querem tomar banho no córrego que é bem tranquilo e rasinho. Algumas mesas já ficam próximas do córrego para que os pais possam vigiar as crianças de perto”, explica o sócio proprietário Silas dos Santos Duarte.
Com formato diferente dos outros restaurantes, O Pereira oferece as porções principais e você pode escolher de forma separada os acompanhamentos, dando oportunidade ao cliente, de escolher exatamente o que gosta de comer.
Entre as opções de porções está a Tilápia frita (que pode ser acompanhada de aipim ou batata frita), carne de sol, contrafilé, linguiça caseira, frango a passarinho, tulipa de frango e costelinha suína. E os acompanhamentos disponíveis diariamente são o arroz branco, feijão tropeiro, maionese, vinagrete, banana frita, feijão em calda, e farofa. (Uma dica): O aipim da casa é extremamente diferenciado e você não pode deixar de provar.
“Assim o cliente pode escolher exatamente o que deseja e gosta de comer. Tem gente que gosta de feijão tropeiro no almoço, mas não abre mão do feijão em calda. Então é possível escolher cada acompanhamento preferido dessa maneira”, completa o sócio proprietário Sidnei dos Santos Duarte.
Entre os pratos servidos no local, o que ganha um destaque especial é o aipim frito, que é saboroso, e carrega o carinho da matriarca Arlete Lira dos Santos Duarte. “O aipim servido foi desenvolvido pela nossa mãe, Arlete. Ela que preparou tudo, e por isso é um segredo da casa”, revela Silas.
O restaurante foi aberto pelos irmãos Silas e Sidnei há poucos mais de quatro anos como mais uma opção na rota gastronômica, mas o ponto já existe desde 1991. Inclusive o nome do estabelecimento é em homenagem ao patriarca, Sr. Pereira Amadeu, de 80 anos.
“Meu pai construiu o bar em 1991, mas depois de um tempo fechou as portas. Nós reabrimos em janeiro de 2020 como restaurante, e o movimento se iniciou de uma maneira curiosa. No dia da inauguração havia uns atletas treinando para uma corrida. Na semana seguinte, foi o dia da corrida, então o restaurante ficou tomado pelos atletas e as famílias desses atletas, que passaram a fazer divulgação do local. Nossa divulgação é realizada através das redes sociais, clientes e amigos que vem nos prestigiar “conta Sidnei.
De lá para cá, o movimento só foi aumentando e das 10 mesas iniciais, passaram para 70. A família construiu um deck de madeira para expandir o espaço para sentar, construiu novos banheiros e fez área de estacionamento para os clientes.
Do outro lado da rua a família tem uma sorveteria que serve doces caseiros, pudins, tortas doce, brownie e açaí, que além de chamar atenção da criançada, fica como a casa de sobremesa.
Um sábado por mês, o restaurante passou a oferecer música ao vivo para o público, e batizou o evento como ‘Tardezinha O Pereira’. O show que começa sempre após às 16h, se tornou evento certo na agenda dos clientes, que não pagam nada a mais por causa do show.
“Começamos com o ‘tardezinha’ para agradar o cliente que pedia algo diferente. As pessoas estavam aqui no nosso restaurante no sábado à tarde, e queriam esse atrativo a mais. Decidimos lançar a ‘tardezinha’ aqui no interior, com um som mais ambiente, onde as pessoas possam curtir e conversar ao mesmo tempo, mas sem cobrar cover. Nós é que oferecemos esse atrativo a mais”, declara Silas.
O local funciona todos os dias da semana. De domingo a quinta das 11h às 17h, e as sextas e sábado de 11h às 21h. Os dias de show ao vivo são divulgados nas redes sociais do restaurante @opereira.oficial (27)99756-2040!
Ainda descendo pela Roda da Ferradura, sentido BR 10, em Arraial de Jabuti, você encontra o Restaurante Planos de Deus, que em breve estaremos trazendo as informações sobre essa nova opção gastronômica da região.
(Essa matéria especial sobre a Rota da Ferradura não é uma matéria paga, e sim uma forma de estarmos apoiando e incentivando os nossos parceiros nesse trabalho de desenvolvimento da região).
🔥400