Prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges, anuncia alguns nomes do secretariado e criação de novas secretarias

Rodrigo Borges,prefeito eleito de Guarapari

Manoel Alves

Numa entrevista exclusiva, o prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges, (Republicano), falou das expectativas para assumir a Prefeitura de Guarapari em primeiro de janeiro, antes passando pelo processo de transição de administração. A principal dúvida do futuro prefeito, é saber qual é a realidade financeira do município, já que assume na abertura do verão, quando normalmente a cidade enfrenta diversos problemas estruturais.

O prefeito eleito acredita não ter maiores problemas durante o período de transição para quando assumir no dia primeiro de janeiro saber o que irá enfrentar. “Nossa maior preocupação é com a saúde financeira do município, uma vez que iremos assumir a prefeitura no exato momento em que nossa cidade terá mais de um milhão de pessoas. Precisamos fazer um planejamento e uma programação para o verão, e tudo isso depende de como iremos encontrar o caixa da prefeitura”, afirma Rodrigo.

Rodrigo Borges, prefeito eleito de Guarapari

Novas secretarias

Rodrigo Borges, afirmou que irá desmembrar as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura que atualmente funcionam como uma única pasta. “Precisamos desmembrar para que as duas secretarias funcionem de verdade cada uma na sua função. Hoje nem Meio Ambiente e nem Agricultura funcionam como deve e iremos trabalhar para que isso aconteça. O homem do campo precisa ser assistido e para tanto teremos a Secretaria de Agricultura. Quando se tem uma secretaria, fica mais fácil buscar recursos nos governos Federal e Estadual”, garante.

 Além da Secretaria de Agricultura, a ser criada, o futuro prefeito afirmou ainda que irá criar as pastas de Cultura, Pesca, Segurança e Transportes. “Vamos criarsecretarias que nos ajudem a melhorar a arrecadação do município. Temos uma máquina travada que mais atrapalha do que ajuda. Precisamos desburocratizar tudo para melhorar a arrecadação e a vida do cidadão que precisa do serviço público. Os primeiros meses certamente serão de ajuste fiscal e desburocratização da máquina para que possamos melhorar e muito nossa arrecadação. Tenho conversado com o governador Renato Casagrande e com nossa bancada Federal que estarão nos apoiando”, afirma.

Cultura

“Nossa cultura está abandonada. Nem a Casa da Cultura, que tínhamos no passado, não temos mais. Nos últimos 24 anos nada foi feito pela cultura de Guarapari. Nosso patrimônio histórico como as Ruínas e Poço dos Jesuítas, tudo foi abandonado pela gestão atual. Precisamos resgatar nossos valores culturais, os eventos voltados para a cultura. O festival Esquina da Cultura precisa ter algo de cultura, o que não tem no formato atual. Precisamos valorizar e prestigiar os artistas locais. E com uma Secretaria de Cultura, teremos maior facilidade em buscar recursos no Governo Federal”, afirma Rodrigo.

Secretaria de Pesca

“A Secretaria de Pesca foi uma promessa nossa de campanha e iremos colocar em prática. Nosso parque pesqueiro tem um grande potencial que precisa ser visto com outro olhar. Iremos desenvolver projetos que visem beneficiar nossos pescadores, vamos incentivar a criação peixes, camarões, ostra etc. em nosso canal que não é aproveitado como deveria ser. E também com uma Secretaria de Pesca, podemos buscar diversos apoios e recursos juntos ao Governo Federal “diz Rodrigo Borges.

Secretaria de Segurança e Transportes

“Iremos criar a Secretaria de Segurança e Transportes porque iremos implantar a Guarda Municipal que foi uma promessa nossa de campanha. Então, a Guarda ficará subordinada à essa secretaria que também irá cuidar do transporte de nossa cidade. Sempre reforçando que teremos que melhorar a arrecadação. O Transporte Público nosso precisa de suporte financeiro por parte do Poder Executivo para que preste um serviço de qualidade ao cidadão. Vamos trabalhar sempre focado no bem estar do cidadão”, afirma Borges.

Felipe Rosa,futuro secrertário de Segurança e Transporte

Nomes confirmados para o secretariado

Administração: Ricardo Rios do Sacramento, é advogado e contabilista, pós-graduado em Direto Público, Controladoria e Finanças. É o atual Coordenador de equipe de Transição.

Ricardo Rios do Sacramento,futuro secretário de Administração

Educação: Jaciara Moraes Lyrio Dezan, é pedagoga e professora.

Jaciara Moraes Lyrio Dezan, futura secretária de Educação

Saúde: Larissa Maria Santório Pereira Nicolau, Graduada em Direito e Especialista em Licitações e Contratos.

Larissa Maria Santório Pereira Nicolau,futura secretária de Saúde

Meio Ambiente: Adriano Pavesi, é Técnico em Agropecuária, Biólogo, Especializado em Engenharia Ambiental.

Adriano Pavesi,futuro secretário de Meio Ambiente, com o prefeito eleito Rodrigo Borges

Comunicação: Wilcler Carvalho, é jornalista, pós-graduado em Letras, Português e Literatura, é servidor público efetivo da Prefeitura de Piúma.

Wilcler Carvalho Lopes,futuro secretário de Comunicação

Fazenda: Robert Luther Salviato Detoni, é Auditor do Tribunal de Contas-ES.Segurança e Transportes: Felipe Rosa Piontkovsky, é Sargento da Policia Militar, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública.

🔥8.4 K