Pai recebe rim de filho adotivo

Equipe do HEVV com seu Orlete e família

O procedimento foi um dos 1.000 transplantes renais realizados no Hospital Evangélico

Seu Orlete Mafessoni se emociona quando conta a história. Aos 62 anos passou por um transplante renal intervivo no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e o doador foi o seu filho adotivo, Rodrigo Mafessoni, de 40 anos. A compatibilidade sanguínea entre os dois permitiu que o procedimento fosse realizado.

“Eu adotei o Rodrigo com cinco meses de vida. Ele era uma criança frágil. Eu e minha esposa cuidamos dele com muito amor e carinho e ele só nos deu orgulho. Hoje o meu filho salvou a minha vida!”, relata emocionado seu Orlete.  

O paciente Orlete Orlete Mafessoni e seu filho Rodrigo Mafessoni

O aposentado nasceu somente com um rim, mas sempre teve uma vida normal. Aos 50 anos surgiram problemas renais e após exames, ele descobriu que apenas 25% do rim funcionava. Seu Orlete fez tratamento com medicação por oito anos e depois encarou a hemodiálise por mais cinco anos.

Rodrigo que trabalha como operador de máquinas pesadas, a mesma profissão de seu Orlete sempre manifestou o desejo de que queria doar o rim para o pai. E após realizar a prova cruzada, pai e filho constataram que poderiam fazer a cirurgia.

“O meu pai salvou a minha vida quando me adotou, me levou para casa dele e hoje eu pude retribuir parte do amor que ele me deu com essa doação. Meu sentimento é de gratidão”, disse Rodrigo Mafessoni.

O coordenador do Centro de Transplantes do HEVV, Bruno Majevski, a enferneira Renata Alves, seu Orlete e Rodrigo

Essa é uma das 1.000 histórias que podem ser contadas pelo Hospital Evangélico que desde 1980 iniciou o serviço de transplante renal. “Há 45 anos nós trabalhamos para entregar mais qualidade de vida para os nossos pacientes realizando o transplante de rim. Temos uma equipe excelente que atua, incansavelmente, para que o hospital tenha esse serviço de excelência”, ressalta Bruno Majevski, que é coordenador do Centro de Transplantes do HEVV.

No ano de 2024, 60% dos transplantes renais do Espírito Santo foram realizados no HEVV. A instituição é um hospital referência em transplante de rim com doador vivo e falecido.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe! Nós temos um serviço completo que conta com equipe preparada e especializada que acompanha o paciente no pré e pós-cirúrgico. Além disso, temos uma estrutura hospitalar de qualidade para atender a todos. Esse número é um marco para nossa história e merece ser comemorado”, disse a coordenadora do serviço de Nefrologia do HEVV, Dra. Luciana de Assis Borba.

Seu Orlete ainda agradeceu o atendimento que recebeu no HEVV. “Aqui eu fui muito bem atendido e bem cuidado. A equipe é maravilhosa, o Hospital Evangélico é 100%”, completou o aposentado.

🔥45