Hospital já conta com seus primeiros pacientes
Sim! Guarapari já pode se orgulhar de ter seu hospital e pronto para atender, não só apenas a população do município, mas também dos municípios vizinhos de Domingo Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Anchieta. Não é mais apenas um sonho da população que durante décadas sofreu com a falta de um hospital, embora Guarapari já tenha cerca de 130 mil habitantes, e no período de alta temporada receba mais de um milhão de veranistas. Agora é real, Guarapari tem um hospital pra chamar de seu.
Este dia 30 de setembro de 2024 ficará para sempre marcado na memória da população e na história de Guarapari, pois nesta data, às 11h da manhã entrou em operação o Hospital Geral de Guarapari Dr.Luiz Buaiz, administrado pelo Hospital Francisco de Assis (HIFA) e conveniado com a Prefeitura de Guarapari e Governo do Estado.
Para algumas pessoas presentes na solenidade de abertura das atividades do hospital marcada para às 11h, parecia miragem, mas por volta das 10h40m já chegava ao local a primeira ambulância e com ela os primeiros pacientes do novo hospital de Guarapari. Nesta solenidade com as presenças do prefeito Edson Magalhães, do superintende do HIFA Jaílton Pedroso, Padre Pierre e outras personalidades locais, foi relembrado toda a luta do prefeito para que o sonho de Guarapari ter um hospital se transformasse na realidade que é hoje. O pesadelo chega ao fim, e o que antes era apenas um sonho, virou realidade. Guarapari tem sim um HOSPITAL.
Segundo informações divulgadas pelo HIFA que é responsável pela administração do hospital, entrou em operação hoje a primeira de quatro etapas para a instauração dos serviços e pleno funcionamento do complexo hospitalar, que vai se estender até o início de dezembro. “Os desafios serão muitos, mas estamos preparados para enfrenta-los e oferecer o melhor serviço à população de Guarapari, que agora tem seu hospital, esse hospital é da comunidade”, diz Jaílton.
Segundo o superintendente inicialmente nesta primeira etapa, o atendimento será dado com serviços de Sala vermelha e Enfermaria Clínica Adulto, referenciados por meio das unidades de saúde, pronto-socorro de Guarapari e dos municípios vizinhos, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Anchieta. “Estamos montando e treinando uma equipe extremamente profissional e eficiente, para que possamos prestar o melhor serviço em saúde pública em Guarapari. Iremos atuar com cerca de 150 profissionais, e com o hospital em completo funcionamento devemos atingir a marca de cerca de 230.Isso também é geração de emprego e renda para Guarapari. Serão de 40 a 50 médicos”, afirma Jaílton Pedroso.
Ainda segundo Jaílton Pedroso, as etapas irão acontecer da seguinte forma:
ETAPA I: Sala Vermelha Adulto – (10 leitos) e Enfermaria Clínica Adulto – (30 leitos): Entra em funcionamento nesta segunda-feira(30).
ETAPA II: Transferência dos serviços de maternidade, UTIN e Enfermaria Cirúrgica Pediátrica do atual HIFA na Praia do Morro para o Hospital Dr Luiz Buaiz, entra em operação no próximo dia 14 de outubro.
ETAPA III: A abertura da primeira UTI Adulto com 10 leitos está programado para entrar em operação na primeira semana de novembro.
ETAPA final: Transferência da Pediatria, UTIP e abertura de mais 10 leitos de UTI Adulto e da Enfermaria Cirúrgica com previsão para entrar em operação no dia primeiro de dezembro.
Os setores estão sendo montados progressivamente, na medida em que está programado o início do funcionamento, conforme o cronograma acima.
O superintendente do hospital, Jaílton Pedroso comentou que essa é uma notícia muito aguardada por toda população. “É uma notícia maravilhosa, importantíssima para a saúde, economia para o desenvolvimento da cidade de Guarapari. Teremos o primeiro hospital geral público da cidade, que vai dar um atendimento humanizado e acolhedor. Agora, os pacientes não mais vão precisar serem deslocados para outras cidades”, afirmou Jaílton.
Ainda segundo informações do HIFA, nesses primeiros dias, os sistemas de ar-condicionado, redes elétricas e de gases estão sendo revisados para garantia e segurança assistencial com adequada organização para as equipes que vão dar assistência de saúde eficiente aos pacientes.
Segundo o prefeito Edson Magalhães, está mantido seu planejamento já anunciado em outras ocasiões de que com o completo funcionamento do novo hospital, a UPA passará para onde hoje funciona o HIFA, e onde funciona a atual UPA será um ambulatório com outros serviços. O hospital não estará atendendo aquele cidadão que está com dor de cabeça ou outros sintomas. O cidadão deve procurar sempre uma Unidade de Saúde da Família ou a UPA, de lá se necessário for, será encaminhado para o Hospital Dr.Luiz Buaiz, e quando a pessoa for socorrida por uma equipe do SAMU, aí sim, será levada diretamente para o hospital, que é municipal, mas conveniado com o HIFA e custeado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Guarapari.
🔥149