A maior Feira de Turismo das Américas teve um crescimento de 9%
Manoel Alves/Fernando Gusen
Gramado
Todo ano é assim. Grande parte do trade turístico, nacional e de vários outros países, juntamente com centenas de profissionais de imprensa especializados em turismo, se prepara para estar na linda e charmosa cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, para participar daquela que é a feira mais charmosa do turismo brasileiro, que é a Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a 36ª edição aconteceu de 07 a 10 deste, e os números desta edição anunciaram um crescimento de cerca de 9% em relação ao ano passado.
O anúncio deste crescimento foi feito pelos CEOs da empresa responsável pela feira, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, durante discurso na solenidade de abertura oficial da Festuris 2024, ocorrido na noite do dia(7) no Palácio dos Festivais. Este ano a feira contou com 53 destinos internacionais.
“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, afirmou Marta Rossi.
“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, garantiu Eduardo Zorzanello.
“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, afirma Zorzanello.
Marta Rossi relembrou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.
Após as falas dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e finalizando os discursos, o prefeito de Gramado Nestor Tissot.
Festuris 2025 – Reimaginando o Amanhã!
Ainda durante a solenidade, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã. Em 2025 o Festuris acontecerá de 6 a 9 de novembro.
A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.
O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.
“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.
Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi
Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio da FIASET – Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. A premiação denominada “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgada pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. O troféu foi entregue por Jussara Yanes Leite, da mesa diretora da FIASEET, e por Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) e foi recebida pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Abraço nos Amigos do Festuris
Os Amigos do Festuris receberam troféus em reconhecimento ao apoio que sempre ofereceram ao evento. A gratidão do Festuris é um dos momentos mais tradicionais da solenidade de abertura.
Os homenageados deste foram:
CARLOS PRADO – Grupo Tour House
DENISE HOLLEBEN – Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves
FERNANDA STURMER – Turistur Turismo
GENINHO GOES – BNT Mercosul
LIZANDRA PAJACK – AVIAREPS
LUIS CARLOS SILVEIRA – Kurotel Clínica Spa Médico
NALDO GOES – Conecta
ROSANI AGUIAR – New Age Tour
TONI SANDO – Unedestinos
VINICIUS LUMMERTZ – LG17 e Grupo Wish
Governador Eduardo Leite abre feira de negócios
No dia 08 Foi dada a largada para o início da Feira de Negócios do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. A abertura oficial com descerramento da fita inaugural ocorreu no início da tarde, em frente ao pavilhão Araucária, do centro de eventos do Serra Park.
A solenidade de abertura oficial da feira contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, do deputado estadual Joel Wilhelm, do prefeito de Gramado Nestor Tissot e do secretário de Turismo do município, Ricardo Bertolucci Reginato, entre outras autoridades, que acompanharam os CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi.
Espaço LGBT celebra 15 anos
Nesta 36ª edição do Festuris, o Palco LGBT+ completou 15 anos de histórias. O momento foi comemorado com o Parabéns a Você cantado por expositores e integrantes da comunidade, acompanhados pelo governador Eduardo Leite e pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Todos manifestaram o pioneirismo do Festuris em criar este espaço de diversidade e inclusão nos eventos de turismo do país. Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, acompanha o Festuris há nove anos, desde que assumiu a presidência da entidade. Além do pioneirismo, ele citou o crescimento da área de exposições na feira. “Este espaço é pautado pela credibilidade e resistência”, afirmou ele.
Ator Global movimenta primeira tarde do Festuris
No final da tarde do primeiro dia de feira(8), o ator global Cauã Reymond participou de uma ação publicitária no estande da empresa Viagens Promo, que teve objetivo de impulsionar a marca.
Conforme a gerente de Marketing da empresa, Bia Uno, a proposta surgiu a partir do intuito de proporcionar inovações. “Trazer uma celebridade é justamente para darmos visibilidade para nossa marca e trazermos publicidade para o setor de turismo. E pensando muito no nosso agente de viagens, como uma ação de fidelização”, explica. O ator tirou foto com inúmeros fãs que garantiram o acesso de forma antecipada.
Porto Alegre além do turismo de negócios
A capital dos gaúchos, Porto Alegre, conduziu uma apresentação direcionada ao viés turístico em um dos palcos do Festuris. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, destacou detalhes para comunicadores de todo o País.
“Porto Alegre se encontra em um momento de retomada do turismo. E a cidade é uma porta de acesso, o aeroporto é um dos maiores do Brasil, com uma malha robusta. Estamos operando de forma parcial, com 70 a 100 voos por dia, mas em dezembro retomamos com tudo”, afirma.
Projeto Arroz Amigo presta homenagem aos CEOs do Festuris
Um projeto que completa três décadas em 2024, e que nasceu no Festuris Gramado, o Clube Nacional do Arroz Amigo, realizou nos, dias 8 e 9, a entrega de 16 homenagens a pessoas que auxiliaram na construção, permanência e crescimento da entidade. Os CEOs da Rossi e Zorzanello, empresa fundadora da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, foram reconhecidos com o prêmio. A cerimônia ocorreu no estande do Rio Grande do Sul.
Eduardo Zorzanello sente-se feliz em ser agraciado e lembrado. “Essa homenagem é muito tocante, bonita, é prova que o trabalho vem sendo bem feito, que estamos no caminho certo. Sempre buscando valorizar nossa comunidade, nossa região. Colocar o Rio Grande do Sul no mapa mundial do turismo, aproximando toda essa cadeia de negócios do turismo. Seguimos fortes, diversificando negócios e trazendo tendências e criando novidades”, reitera.
FESTURIS conta com cobertura internacional
A edição deste ano do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado superou as expectativas, mantendo o ritmo das edições anteriores. Em 2024, o evento, norteado pela temática Conexão Futuro, contou com a presença de mais de 30 jornalistas do exterior, que vieram a Gramado para participar do Festuris.
Vieram jornalistas de países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Perú, Colômbia, República Dominicana, Equador entre outros, o que gerou uma divulgação significativa para a cidade, e para o evento, em seus países de origem.
Por ser realizado há 36 anos em Gramado, na cidade natal das fundadoras, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, o Festuris tornou tradicional proporcionar experiências para um grupo seleto de profissionais da imprensa internacional para conhecerem a região. A programação deste ano levou 16 comunicadores para uma imersão turística em Gramado e Canela.
O roteiro contemplou diversos pontos turísticos como o famoso Lago Negro, a conhecida Rua Coberta, a principal Avenida do município entre outros lugares, além de parques temáticos. E durante as refeições, os jornalistas ainda conseguiram provar um pouco da gastronomia típica, como o churrasco gaúcho e as receitas da culinária italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.
O Festuris deste ano findou com resultados expressivos, superando as expectativas dos organizadores. Em relação ao ano passado, o crescimento desta edição foi de 9%, e os negócios gerados durante a Feira chegaram aos R$ 480 milhões. E além das prospecções de marcas, o evento gerou muita conexão entre os participantes e momentos de integração e diversão.
“O Festuris é isso, bons negócios com o valor humano de todos que nos visitam. Essa interação é mais que necessária para o nosso evento, e essa presença de profissionais da comunicação de outros países é fundamental para o Festuris, que tem esse viés internacional desde seus primeiros anos”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do evento.
🔥8