Há cerca de um ano o hospital vem reaproveitando paletes em áreas externas
As ações voltadas para a preservação do meio ambiente também são uma preocupação do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). Ao longo dos anos, a instituição veio desenvolvendo projetos que possam aumentar a sustentabilidade ambiental. Uma delas é o reaproveitamento de paletes em áreas externas da instituição.
O setor de controle ambiental percebeu que os paletes sempre estão presentes na instituição após a entrega de equipamentos e materiais. Para evitar que esse material fosse descartado em aterros sanitários, eles começaram a ser reaproveitados na fabricação de sofás, painéis e jardineiras.
“Com essa prática sustentável nós conseguimos criar ambientes agradáveis e evitamos que cerca de meia tonelada de madeira fosse descartada em aproximadamente um ano. Usamos o material para reestruturar a área de convivência dos funcionários e no painel da Casa de Acolhimento do HEVV”, conta a analista ambiental do HEVV, Tatiana Uliana.
Esse trabalho só foi possível devido a integração entre os setores do hospital. O setor de manutenção ofereceu o apoio e reformulou todo o material para ser reutilizado. “Nossos marceneiros colocaram em prática a ideia e o resultado final foi muito bom porque ficou bonito e funcional”, reforça o gerente de infraestrutura do HEVV, Danilo Rocha Freitas.
A proposta de reutilização dos paletes também irá beneficiar os pacientes. Atualmente, está sendo construída uma horta suspensa perto da capela do HEVV, e que no futuro irá auxiliar os pacientes em um projeto terapêutico.
“Essa é uma oportunidade valiosa para reduzir impactos ambientais e promover práticas mais sustentáveis. Ao priorizar o uso responsável desses materiais, podemos avançar em direção a um futuro mais verde e consciente. A reciclagem é uma forma de garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente saudável e equilibrado”, completa a analista ambiental do HEVV.
🔥35