Manoel Alves
Num bate papo descontraído o vereador Rodrigo Borges(Republicanos), afirmou estar preparado para ser o prefeito de Guarapari.Com 45 anos, servidor efetivo da Prefeitura de Guarapari, advogado, pai de três filhos, Gabriel, Davi e Theo, e vereador em seu primeiro mandato, Rodrigo Lemos Borges, é pré-candidato à prefeito de Guarapari e lidera todas as pesquisas divulgadas até o momento.
De família tradicional da política capixaba, Rodrigo Borges, é filho do saudoso ex-vereador por Vitória, Huguinho Borges, (e Lucidalva – Lucinha), e neto do saudoso Hugo Borges, que foi prefeito de Guarapari, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (por vários mandatos) e governador por alguns dias. Rodrigo Borges trabalhou na assessoria da Presidência do Porto de Vitória e nas prefeituras de Vitória e Guarapari.
Porque você quer ser prefeito de Guarapari?
Rodrigo Borges: “Quero ser prefeito porque tenho observado uma deficiência muito grande por parte da atual gestão. Como vereador, desde o início do meu mandato tenho andado pelos quatro cantos de Guarapari, e em cada lugar que vou, o povo reclama da ausência da administração. Cada lugar, cada bairro tem reivindicações não atendidas. A área da saúde é claro que é a mais crítica, mas na educação, segurança, turismo, agricultura, pesca, assistência social, obras, transportes, em todos setores da administração pública se observa a ausência da prefeitura. Como vereador atuante que sou, tenho ouvido da população suas principais reivindicações e o único jeito de atender a população é sendo prefeito. Colocamos nosso nome na rua, estamos tendo uma excelente aceitação e a executiva estadual do nosso partido abraçou nosso projeto para ser prefeito de Guarapari”.
Saúde
Rodrigo Borges: “Há quase quatro anos tenho exercido meu papel de vereador fiscalizador e cobrado da administração municipal para que invista mais na saúde do município. É possível investir mais para prestar um serviço melhor à população. Se você perguntar à população qual setor da administração municipal mais deixa a desejar, todos irão responder a saúde. Isso porque vai desde a falta de médicos, até os medicamentos e insumos mais simples. É claro que o município pode fazer muito mais para oferecer um melhor serviço na saúde”.
Educação
Rodrigo Borges: “A educação é uma áreaque precisa de uma atenção especial. Não basta construir escolas bonitas, precisamos valorizar o professor e toda categoria que compõem a educação. Digo valorizar é pagar um piso salarial digo e oferecer boas condições de trabalho. É inadmissível, alunos e professores em sala de aula sem ar condicionado, sem ventilação adequada e temperaturas superiores a 40 graus. Também precisamos investir mais no transporte escolar do município. O aluno precisa de conforto e comodidade para que possa apresentar um bom desempenho em sala de aula.
Turismo
Rodrigo Borges: “O turismo é a nossa principal fonte econômica e logo vem a necessidade de se profissionalizar o turismo como um todo. Temos que investir em capacitação (de verdade) da nossa mão de obra, melhorar os nossos produtos e serviços para que possamos sair de um turismo de veraneio nos finais de semana e na alta estação (verão), para recebemos turistas o ano todo. Não temos visto qualquer investimento no turismo além de shows no Esquina da Cultura e carnaval. O município pode melhorar esse quadro com investimentos e buscando parcerias junto aos governos do Estado e Federal. Guarapari, é um destino com grande potencial turístico, basta ser profissionalizado esse turismo e diversificado. Guarapari já ganhou destaque nacional com eventos de esportes náuticos. Quando foi realizado o último evento de esportes náuticos em Guarapari? Podemos realizar diversos eventos de esportes náuticos, inclusive fazendo um melhor aproveito do nosso canal que é lindo e não é explorado. Vamos trabalhar para implantarmos um parque industrial, assim se mistura turismo de negócios com turismo esportivo, turismo de pesca e qgroturismo. Sem contar o turismo religioso, já que temos muita história dos jesuítas em Guarapari e o Santuário de São José de Anchieta está a apenas 40 km de Guarapari. Também podemos melhorar o nosso turismo de montanha com incentivos a empreendimentos hoteleiros na região”.
Agricultura e Meio Ambiente
Rodrigo Borges: “Caso eleito, essa pasta será desmembrada para que cada área tenha uma atenção especial. Hoje nem Meio Ambiente e nem Agricultura tem a atenção e investimentos que merecem. Nosso produtor rural precisa ser melhor assistido com boas estradas, fornecimento de mudas de frutas pela municipalidade. Precisamos buscar parceria com o Governo Federal para que 100% do ITR (Imposto Territorial Rural) fique no município e investido em benefício do homem do campo. Precisamos que grande parte da nossa merenda escolar seja adquirida dos nossos produtores e também precisamos ampliar o Ticket Feira. Já a Secretaria de Meio Ambiente precisa de uma estrutura a altura das demandas do município para que tenhamos uma fiscalização cada vez mais eficiente e honesta”.
Pesca
Rodrigo Borges: “Guarapari tem um parque pesqueiro muito importante e que requer uma melhor atenção por parte do poder público municipal. Então, devemos cria um departamento de pesca, uma gerência de pesca ou até mesmo uma secretaria. Em várias áreas da administração pública, tem dinheiro no Governo Federal. Vamos fazer bons projetos e buscar apoio tendo como base de frente a Bancada Federal”.