Início Destaque Governador inaugura Centro de Referência das Juventudes em Guarapari

Governador inaugura Centro de Referência das Juventudes em Guarapari

O governador, Renato Casagrande, PSB, inaugurou, neste dia (25), o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Guarapari, no bairro Kubitschek. Principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o equipamento é um espaço moderno e acolhedor que vai oferecer, gratuitamente, a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades. O CRJ está localizado na Rua Ataulfo Alves, nº 9, no bairro Kubitschek.

Solenidade em Guarapari com o governador Renato Casagrande.Foto Hélio Filho

“Queremos que a juventude seja protagonista! Por isso, as políticas públicas para esse público são fundamentais para nós. Estamos tencionando a juventude para o mundo das oportunidades. É o sexto CRJ que estamos inaugurando, movimentando toda essa juventude. Vamos ofertar cursos de formação e atividades culturais para que os jovens possam se encontrar, interagir e ver que existe caminho para o presente e futuro. Queremos que aqui seja um foco de oportunidades”, afirmou o governador Renato Casagrande.

“Acreditamos e investimos na potência da juventude capixaba, que é uma juventude que luta e que, junto com esse governo, está trazendo conquistas históricas. O CRJ é um espaço acolhedor, feito com as juventudes e para elas. Vamos deixar o maior legado de políticas públicas desse Estado com o Plano Estadual das Juventudes, o Fundo Estadual da Juventude e com os CRJs, que vão prestar serviços inéditos no Espírito Santo. Hoje inauguramos o sexto equipamento, mas ao final serão 14 em funcionamento”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A solenidade de inauguração contou com a apresentação do tradicional Bloco Rama, oficina de dança, oficina de telescópios com o apoio do Observatório Astronômico do Ifes de Guarapari, exibição das fotos produzidas pela juventude na Oficina de Registro em Foto e Vídeo, além de apresentações culturais que expressaram a potência da juventude capixaba.

Estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo) e Edmar Camata (Controle e Transparência); e o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner.

Parceria

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Guarapari é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública.

Segundo a coordenadora do CRJ Guarapari, Gabriela Nogueira, o CRJ Guarapari foi preparado com muito carinho para receber todas as juventudes da região. “Nos últimos meses, trabalhamos a divulgação do CRJ em Guarapari, fechamos parcerias e fizemos momentos de escuta dos jovens para ofertar um serviço que realmente atenda às necessidades deles. Agora vamos inaugurar o nosso espaço, onde teremos como atender o nosso público com mais conforto. Para o IBCA, executar essa política pública, em parceria com o Governo do Estado, é uma grande oportunidade para transformar a realidade dos jovens de Guarapari”, enfatizou.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do BID, para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência. Dentro desse programa, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Cinco CRJs já estão em pleno funcionamento: Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz; São Mateus e, agora, o sexto equipamento em Guarapari. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Linhares e Colatina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Neste sábado tem Baile Jubileu de Diamante dos 75 anos do Siribeira Iate Clube

Ainda no decorrer de abril próximo passado,com um delicioso café da manhã o Siribeira Iate Clube de Guarapari, através de seu Comodoro...

ESF Iriri realizará vacinação em horário estendido nesta quinta, 26

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Iriri, em Anchieta, estará amanhã, dia 26, realizando vacinação em horário estendido para imunizar...

Sicredi inaugura a primeira agência no Espírito Santo

Para construir um futuro com mais prosperidade, em abril do ano passado, a Sicredi Aliança RS/SC/ES anunciou a sua expansão para o...

Sindicato da Construção Civil de Guarapari tem nova diretoria

Manoel AlvesNuma solenidade bastante concorrida e muito prestigiada pela empresarial capixaba, foi empossada no último dia (6) para o biênio 2022/2024 a...

Sindicato da Construção Civil de Guarapari tem novo Presidente

O empresário Nilo Carlos Severgnine (Carlinhos do Magazin Rio), assume na próxima sexta-feira dia (06) a Presidência do Sindicato da Indústria da...