Início Destaque Interior de Guarapari de cara nova, obras mudarão a vida do homem...

Interior de Guarapari de cara nova, obras mudarão a vida do homem do campo

 Manoel Alves

A Prefeitura de Guarapari vem realizando uma série de obras que irá mudar para sempre o interior do município e a vida dos produtores rurais. São obras de infraestrutura com mais de 30KM de asfalto, drenagem pluvial e colocação de meio-fio, e abertura de estradas que antes eram quase intransitáveis. Duas obras se destacam, de Santa Rita à Todos os Santos, passando por Santa Luzia, e de Rio Calçado à Santa Rita, passando por Baía Nova, ambas estão em pleno andamento para a alegria da população do interior, principalmente para o produtor rural que precisa escoar seus produtos até a cidade.

Como era a estrada de Santa Rita à Todos os Santos,no interior de Guarapari.13 KM serão asfaltados pela Prefeitura.

Com essas obras concluídas nos próximos meses, toda essa rota turística ligando Guarapari ao Distrito de Todos os Santos, passando por Buenos Aires, Rio Calçado e Baía Nova, passará por uma imensa transformação com o fortalecimento do agroturismo da região. Uma dessas obras que mudará a vida do produtor rural e irá fortalecer e muito o agroturismo é a ligação de Santa Rita, Santa Luzia e o distrito de Todos os Santos, que está recebendo obra de asfalto(calçamento), drenagem pluvial e colocação de meio-fio num trecho com cerca de 14 km. Essa estrada que já conta com um pequeno trecho asfaltado em período de chuva fica intransitável, em longe da realidade que já vive os moradores daquelas localidades.

Obra de drenagem pluvial na estrada entre Rio Calçado e Baía Nova.

Com a conclusão dessa obra ainda este ano entre Santa Rita e Todos os Santos, mais um outro trecho de 10km também já em obra ligando Rio Calçado, Baía Nova e Santa Rita, em breve o cidadão pode sair de Guarapari e ir à Todos os Santos sem ter um km de estrada de chão. “Toda obra é sempre bem-vinda, e esse asfalto certamente trará desenvolvimento para nossa região que tem grande potencial para o agroturismo”, afirma Zelino Entrin, morador da localidade de Santa Rita, limite de município de Guarapari com Viana.

Vista aérea entre Rio Calçado e Baía Nova,trecho asfaltado

Quando da ordem de serviço o presidente da Associação de Moradores de Santa Luzia, Homério Tardim falou da alegria em estar recebendo uma obra tão importante para aquela região. “Nós moradores das três comunidades (Santa Rita, Santa Luzia e Todos os Santos), esparvávamos por essa obra há anos porque sempre foi um anseio e uma necessidade da região. Hoje temos a felicidade de participarmos desta solenidade para início das obras. Só temos à agradecer ao prefeito Edson Magalhães por estar realizando este sonho antigo das comunidades”, diz Homério.

Para o prefeito Edson Magalhães essa obra tem uma grande importância para o escoamento dos produtos agrícolas da região e para o agroturismo. “Essa obra irá trazer muitas oportunidades para essa região que é belíssima e possui grande potencial para o agroturismo. Não só o produtor rural que terá mais facilidade para levar seus produtos para a cidade sai ganhando, mas todos terão novas oportunidades para investirem na agroindústria e no agroturismo. Isso aqui é oferecer mais qualidade de vida e oportunidades ao homem do campo”, afirmou Magalhães quando lançou a obra.

Obra de pavimentação asfáltica entre Baía Nova e Santa Rita.Nova realidade para a região

 “Infelizmente não podemos realizar obras como essa pelos quatro cantos do município que é muito grande e arrecada pouco. Mas, com planejamento e responsabilidade com o dinheiro público, estamos trazendo essas melhorias para uma região tão bonita como essa que liga as comunidades de Santa Rita, Santa Luzia e Todos os Santos”, garante Magalhães.

Pavimentação asfáltica entre Rio Calçado e Santa Rita já é realidade

São cerca de 9,35 Km e o investimento é superior a R$5 milhões

O interior de Guarapari vem passando por uma transformação em suas estadas jamais vistas. É que a Prefeitura de Guarapari vem realizando uma série de obras de infraestrutura que certamente em pouco tempo irá mudar para melhor a realidade do interior do município que possui grande potencial para o agroturismo, além da própria produção agrícola, com destaque para o café e a banana.

Uma dessas obras importantes e esperada há anos pela população do interior foi iniciada ainda em 2020, que é a obra de asfalto, drenagem pluvial e colocação de meio-fio entre Rio Calçado e Santa Rita, passando por Baía Nova, na zona rural do município. Essa obra mudará toda aquela região. Alguns trechos dessa obra já estão sendo asfaltados.

Obra de asfalto depois de Baía Nova sentido Santa Rita

 A administração municipal do prefeito Edson Magalhães, PSDB, com intuito de beneficiar verdadeiramente o produtor rural e facilitar o escoamento da produção agrícola do município, está investindo mais de R$5milhões de reais com recurso próprio para asfaltar cerca de 9,35 KM ligando Rio Calçado à Santa Rita (passando por Baía Nova).Um trecho dessa obra já recebeu camada de asfalto.

Como a administração municipal já está realizando obra de asfalto, calçamento, drenagem pluvial e colocação de meio-fio entre Santa Rita, Santa Luzia e Todos os Santos, num trecho de cerca de 13 KM, quando concluídas essas obras, será possível sair de Guarapari(centro), e ir até o Distrito de Todos os Santos, que fica à cerca de 60 KM, via estrada asfaltada. Nunca antes na história de Guarapari se realizou obras como essas, que de fato beneficiam o produtor rural, leva qualidade de vida para as comunidades, valoriza os imóveis do interior e fortalece o agroturismo.

Estrada de Santa Rita já conta com um trecho asfaltado

A empresa Coenge Construtora vencedora da licitação e portanto responsável pela obra trabalha para que em breve seja concluída e entregue à municipalidade e população. 

Moradores acreditam no desenvolvimento do agroturismo na região

“Essa obra de asfalto há anos sonhada pelos moradores da região traz benefício direto para os produtores rurais que terão maior facilidade em levar seus produtos até a cidade, como também fortalece o desenvolvimento do agroturismo promovendo mais emprego e renda para a região”, diz Nara Maiole, empreendedora em Rio Calçado.

Nara Maiole, essas obras irão promover o agroturismo na nossa região.

Segundo Carlos Sabadini, proprietário na região essas obras irão mudar para sempre o interior do município. “Para mim as obras que estão sendo realizada é fundamental para o desenvolvimento desta região, onde as riquezas e belezas naturais são enormes, sem falar no clima diferenciado, clima de montanha. Aqui temos um potencial turístico gigantesco. Aqui é berço das famílias italianas e alemãs que vieram para Guarapari. Igrejas centenárias e históricas… Estou muito feliz pois as obras são de muito boa qualidade e que nos enche de esperança como proprietário e apaixonado pela região. Mas também penso que deve haver por parte da municipalidade um acompanhamento bem criterioso para evitar uma possível urbanização sem planejamento. Um acompanhamento das áreas naturais e os recursos hídricos, que são muitos, para que não vermos uma alteração do nosso microclima e de poluições que possa afetar toda aquela região “afirma Sabadini

Carlos Sabadini

Para Jorge Pinto de Oliveira, comerciante na localidade de Baía Nova, essas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Guarapari irá mudar toda a região. “Sem sombra de dúvida nosso agroturismo terá um crescimento significativo. Já temos um bom fluxo de veículos e com o asfalto sabemos que tudo irá mudar por aqui, principalmente o desenvolvimento turístico da região”, acredita Jorge de Oliveira.

Jorge Pinto de Oliveila,comrciante em Baía Nova.

Morador em um dos trechos mais críticos da estrada entre Rio Calçado e Baía Nova, o pecuarista Mazinho Perim, não esconde a felicidade em saber que terá asfalto passando em sua porta. “Esse asfalto é a realização de um sonho para toda a nossa região. Só tem a melhorar o desenvolvimento turístico. E pra nós produtores rurais que sempre sofremos com essa estada agora será só alegria”, afirma Mazinho Perim.

Mazinho Perim,morador de Rio Calçado

Morador conhecido em Rio Calçado e proprietário de um balneário turístico (a Piscina do Maiole), Hermínio Maiole, também acredita que haverá um grande desenvolvimento turístico na região após a conclusão das obras. “O andamento das obras não está no ritmo que esperávamos, mas acreditemos que esse atraso se justifique em obra de qualidade. Não temos dúvida de que essa obra trará uma nova realidade para o interior de Guarapari”, espera Hermínio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Neste sábado tem Baile Jubileu de Diamante dos 75 anos do Siribeira Iate Clube

Ainda no decorrer de abril próximo passado,com um delicioso café da manhã o Siribeira Iate Clube de Guarapari, através de seu Comodoro...

ESF Iriri realizará vacinação em horário estendido nesta quinta, 26

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Iriri, em Anchieta, estará amanhã, dia 26, realizando vacinação em horário estendido para imunizar...

Sicredi inaugura a primeira agência no Espírito Santo

Para construir um futuro com mais prosperidade, em abril do ano passado, a Sicredi Aliança RS/SC/ES anunciou a sua expansão para o...

Sindicato da Construção Civil de Guarapari tem nova diretoria

Manoel AlvesNuma solenidade bastante concorrida e muito prestigiada pela empresarial capixaba, foi empossada no último dia (6) para o biênio 2022/2024 a...

Sindicato da Construção Civil de Guarapari tem novo Presidente

O empresário Nilo Carlos Severgnine (Carlinhos do Magazin Rio), assume na próxima sexta-feira dia (06) a Presidência do Sindicato da Indústria da...