O município de Anchieta foi apontado como um dos sete municípios do país com maior número de atividades econômicas abertas sem necessidade de licenças e alvarás. A informação é do Ministério da Economia com base nos dados coletados até o mês de maio deste ano.
Após cinco anos, quando tomou posse como prefeito de Anchieta, o jovem político Fabricio Petri assumia pela primeira vez um cargo eletivo, o que para muitos gerava dúvidas se ele seria capaz de administrar aquele município em plena crise econômica devido a paralisação das atividades da Samarco e suas empreiteiras.
Na verdade, administrar Anchieta em tempos de glória financeira sempre foi fácil e era o sonho de qualquer político da região. Tarefa árdua foi administrar uma Anchieta vivendo outra realidade, bem distante daqueles tempos de vagas gordas financeiramente, e coube por força do destino, justamente ao jovem prefeito Fabricio Petri, essa missão de fazer Anchieta se reinventar economicamente para sair daquele marasmo provocado pela paralisação daquela que era sua maior fonte arrecadadora de impostos, que era a Samarco.
Fabricio Petri mostrou ao anchietense e ao Espírito Santo, que havia herdado do pai, o saudoso Edival Petri, não apenas sua humildade, mas também e principalmente, sua capacidade administrativa. Desde o primeiro dia como prefeito de Anchieta, Fabrício Petri focou em dois pontos que foram cruciais para o sucesso de sua administração: Cortar gastos e ir em busca de recursos. Assim, realizou um primeiro mandato impecável, e tanto é que o povo de Anchieta o reelegeu sem observar as propostas adversárias.

Entrevista com Fabricio Petri, Prefeito de Anchieta
Prefeito Fabricio Petri, o que essa conquista representa para o município de Anchieta ???
Fabricio Petri– É mais uma vitoria do nosso município. Quando ficamos sem a Samarco e perdemos mais de 60% da arrecadação tivemos que nos reinventar criando mecanismos para alavancar a economia e gerar emprego e renda. Passamos pelo momento mais difícil e as medidas que adotamos lá atrás, continuam trazendo reflexos positivos, como essa colocação no ranking nacional.
O que é exatamente é esse ranking elaborado pelo Ministério da economia?
Fabricio Petri-É um ranking resultado de uma lista que leva em conta os municípios brasileiros com regulamentação própria para a dispensa de quaisquer atos públicos nas atividades econômicas classificadas como baixo risco. Nessa classificação Anchieta possui 570 atividades econômicas.
Não posso deixar de mencionar aqui que esse é mais um fruto do nosso programa Anchieta Criativa e Empreendedora.
E esse programa Anchieta Criativa e Empreendedora, continua em execução ??
Fabricio Petri– Sim. O “Anchieta Criativa e Empreendedora” é um programa com 10 projetos que estão sendo desenvolvidos em diversas frentes de nossa gestão. É o projeto que nos deu o prêmio de Prefeito Empreendedor Estadual e depois Nacional.
Nesse projeto a área econômica é a que se mostra mais presente, dado o momento ruim que atravessamos. Antes para se abrir uma empresa em Anchieta levava-se de 60 a 90 dias. Hoje isso é possível em apenas 15 minutos. Ninguém acreditava que nossa cidade sobreviveria economicamente sem depender de uma única empresa, nós provamos o contrário. A samarco é de extrema importância para a nossa economia, é muitíssima bem vinda , mas nós mostramos que é possível caminhar sem ela, se reinventando e acreditando em todo potencial do município e das pessoas que aqui vivem.
Tem mais coisa boa ainda por vir para Anchieta prefeito ???
Fabricio Petri-Muita. Muita mesmo. Nós estamos animados e empolgados em fazer desse segundo mandato um mandato ainda melhor que o primeiro. Organizamos a casa, pagamos as dívidas, valorizamos e motivamos nossos colaboradores, vencemos as crises e ainda fizemos muitos investimentos nos quatro primeiros anos. Nesse mandato já entramos com obras e serviços em todas as frentes e vai ser assim até o último dia dessa nossa gestão, Anchieta vai continuar se desenvolvendo com responsabilidade e sustentabilidade e continuaremos fazendo dessa cidade um bom lugar para investir, um bom lugar para trabalhar, mas, acima de tudo, um excelente lugar para se viver.