Início Destaque Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2022 começam nesta terça-feira

Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2022 começam nesta terça-feira

As Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento 2022 do Governo do Espírito Santo começam nesta terça-feira (1º), quando o site orçamento.es.gov.br entrará no ar, permitindo que a população registre, até o dia 30 de junho, suas propostas e sugestões. Nesse mesmo período, o diálogo do Governo com os capixabas se dará também por meio de encontros virtuais, com transmissão em tempo real. 


Coordenadas pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), as Audiências Públicas são amparadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e têm o objetivo de garantir a transparência e a participação da população nos processos de elaboração de orçamentos.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destaca que diálogo e transparência são diretrizes estabelecidas desde o início da gestão. “Com as Audiências Públicas, podemos informar, tirar dúvidas, ouvir opiniões e captar sugestões da população, para enfrentarmos os desafios e realizarmos políticas públicas que atendam aos interesses da sociedade, dentro da capacidade orçamentária do Governo”, afirma.

A forma virtual de comunicação, que permitirá que a população de todas as dez microrregiões capixabas auxilie a administração estadual na elaboração da peça orçamentária para o próximo ano, foi planejada para atender às normas de distanciamento social, que impedem a realização de encontros presenciais nas dez microrregiões do Estado, como acontecia até 2019, antes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Inovamos em 2020 com a realização, pela primeira vez, das audiências públicas de forma totalmente virtual, e manteremos essa metodologia com o intuito de permitir a participação popular na elaboração do orçamento de 2022, mesmo com as restrições impostas em razão da pandemia”, explica a subsecretária de Estado do Orçamento, Juliani Johanson.

Acesso

No site www.orcamento.es.gov.br, que pode ser acessado por computador, smartphone e tablet, a população pode apresentar sugestões, destacar entregas e detalhar ações para viabilizá-las, frente aos desafios que deverão receber maior atenção do Governo Estadual ao longo da gestão, em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Após escolher a microrregião, basta clicar na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considera de maior relevância e registrar a proposta. Os cidadãos também podem, se desejarem, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.


EncontrosPara ampliar a capacidade de diálogo do Governo com a sociedade capixaba, durante as Audiências Públicas também serão realizados três encontros virtuais, nos quais gestores de Secretarias e órgãos, de todas as áreas estratégicas, estarão acessíveis, dando informações e respondendo às demandas dos cidadãos.

Os encontros serão transmitidos, em tempo real, nos dias 15, 16 e 17 de junho, das 15 às 17 horas, pela TVE, pela Rádio ES e também pelo canal do Governo do Estado, no YouTube, que registrará as demandas dos cidadãos e registará respostas dos gestores das Secretarias e órgãos em seu chat.    

LOA

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Palácio Anchieta. Foto divulgação Hélio Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Samarco lança estratégia de sustentabilidade e divulga declaração de compromisso

A proposta da mineradora para o futuro é baseada em governança, relações sociais, meio ambiente e segurança e inovação

Ações da Policia Militar resultam em apreensões de armas e drogas em Guarapari neste final de semana

Segundo informações divulgadas pela Policia Militar através do 10º batalhão em Guarapari, foram realizadas prisões e apreensões neste último fim de semana...

Férias com as crianças precisam de cuidados para evitar contaminação

Assim como na escola, os pequenos não podem relaxar na precaução contra a Covid durante o período de descanso

Prefeitura de Guarapari realiza agendamento para segunda dose de AstraZeneca nesta terça-feira

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abre nesta terça -feira (20), às 16h30, o agendamento para...

Médico explica como surge a dor causada pela compressão do nervo ciático

Atividades esportivas e mão de obra pesada podem contribuir para o aparecimento do problema Já sentiu aquela dor que...