Início Destaque Guarapari e suas praias deslumbrantes

Guarapari e suas praias deslumbrantes

Carlos Trindade

  Guarapari é mundialmente conhecida como cidade saúde, ou seja, uma verdadeira Dádiva da Natureza, como mesmo citou o Dr. Silva Mello em seu livro: ”Guarapari Maravilha da Natureza”, onde ele enfatiza que a cidade é bonita por natureza. O litoral de Guarapari e circundado por mais de 50 praias exuberantes e é o principal Pólo Turístico do Estado do Espirito Santos atraindo em cada ano milhares de turistas. As praias são o que há de melhor como lazer e entretenimento. São inúmeras delas, cada uma com sua característica, existem aquelas mais famosas e outras mais escondidinhas ou pouco frequentadas. Tem praia pra todos os gostos e desejos, cada uma com seu cenário deslumbrante. Há às mais badaladas e às mais sossegadas com ou sem estrutura de quiosques, praias para surfistas, praias para levar as criançadas, para pesca de arremesso, águas calmas, cristalinas, para quem quer agitação ou azaração.

  As praias de Guarapari são cobertas de areias monazitícas compostas por três tipos de areias: ilmenita, granada e monazítica. A ilmenita é de cor preta, constituída de titânio, ferro magnético e outros metais. A granada, de cor vermelha, apresenta-se em pequenos cristais e contêm proporções variáveis de alumínio, ferro, cobre; cálcio, magnésio, manganês e outros metais. Já a monazítica, de cor amarela, é um fosfato de diversos metais, que contém tório, de onde se extrai o hélio e outros elementos usados na desintegração atômica.

  Foi por intermédio de suas areias monazíticas que possuem excelente poder terapêuticos que Guarapari tornou-se conhecido internacionalmente na década de 50 e até hoje atrai pessoas que buscam em suas areias curas para problemas reumáticos.

  Em visita ao Estado os turistas não podem deixar de visitar a paradisíaca Guarapari que na faixa litorânea está entre os municípios de Vila Velha e Anchieta, e o acesso para quem vem de carro, ônibus ou moto pode ser feito de três maneiras: saindo de Vitória no sentido ao município de Vila Velha seguindo pela Rodovia do Sol (Sentido de Norte para Sul), vindo pelo município de Anchieta também via Rodovia do Sol (Sentido de Sul para Norte), ou pela BR- 101 no sentido Rio de Janeiro- Vitória (ES) e também pela Br 202 sentido Minas Gerais a Vitória,e logo em seguida pega-se a Br 101 sentido Sul.

  Depois da divisa com Anchieta sentido do Sul para o Norte encontramos vários praias antes mesmo de chegar ao centro da cidade,que são:

Praia de Porto Grande

Mar aberto e muito azul com ondas fortes. O dourado de suas areias contrasta com a diversidade de cor das Falésias que é muito comum nessa região e que na maré alta pinta as águas azuis de vermelho ou amarelo dependendo da altura das ondas.  Essa é uma praia ideal para prática de surfe. Praia extensa e deserta.

Praia de Meaípe

A praia de Meaípe está localizada cerca de 7 km do centro da cidade. O fa­moso balneário de Meaípe é uma antiga vila de pescado­res que ainda preserva todo seu charme de vila, com lindas praias e inúmeros restaurantes que servem a famosa Moqueca Capixaba e foi considerada pelos pesquisadores e especialistas como sendo uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas. A aldeia de Meaípe é conhecida também como o berço da Moqueca Capixaba, com vários restaurantes premiados por conceituados chefes e grupo especializado em gastronomia. É uma das praias mais badaladas do Estado devido as excelentes casas noturnas. Praia de ondas fracas e a areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras dando o aconchego que famílias e crianças precisam em dia de sol. Dos restau­rantes localizados em frente  da orla,é possivel observar o vai e vem dos barcos de pesca­dores fluindo no mar azul que retrata o verdadeiro charme praiano do município de Guarapari.

Praia de Meaípe.Foto Manoel Alves
Praia de Meaípe ao entardecer.Foto Manoel Alves

Praia dos Padres

Faz parte do complexo da Enseada Azul e possui uma beleza cênica estonteante. A praia dos Padres e sem dúvida o pedaço de paraíso, formado basicamente de areias finas e douradas, mar com uma tonalidade azul esverdeado e águas cristalinas, protegida por recifes de todos os lados, cercada por uma mata nativa e coqueiros e a praia rodeada de castanheiras que formam assim um guarda sol natural.

Enseada Azul

Faz parte da região das Águas Azuis, que inclui as praias da Bacutia, Peracanga e Guaibura.

Bacutia

Uma das praias mais bonitas a Côte D´Azul capixaba, onde o mar é calmo e raso e a água é  de um azul impressionante e formam um aquário natural com muitos peixes coloridos. A praia é ideal para mergulho e possui um calçadão com escadas para o mar é exemplo de conservação ambiental, com grande parte da vegetação formada por um jardim de restingas e mata ciliar. Possui restaurantes que servem bebidas e petiscos na praia, além da tradicional moqueca capixaba. É o point do verão da juventude malhada e apaixonadas pelas baladas noturnas.

Peracanga

Mar azul de águas calmas revela uma extensão de areia dourada de um vilarejo sossegado  e familiar, formam um cenário perfeito para casais com bebês e crianças, pois ali, as águas são cristalinas, mansa e formam um ambiente ideal que deixam os pais mais tranquilos ao lado das crianças.

Praia de Peracanga.Foto Manoel Alves

Guaibura

Um dos mais belos cantos da enseada azul, de águas calmas e cristalinas de um azul estonteante e apenas 300m da areia encontra-se a embarcação Faria Lemos, que naufragou naquela região. O local é famoso por ser um relaxante ponto de mergulho.

Praia ideal para crianças e idosos. A orla da praia possui uma Infra-estrutura composta por restaurantes, barraquinhas que servem petiscos e bebidas ao longo do dia.

Praia do Riacho

A Praia de mar aberto e com muitas ondas propicias para a prática do surf, wind surf ,pesca de arremesso e outros esportes. Além da pescaria, o calçadão em frente à praia é um lugar perfeito para longas caminhadas e reflexão e pratica de esportes. Praia é extensa com 5.5 km de orla, onde vários organizadores esportivos costuma sediar campeonatos de pesca.

Praias do Centro – Pelotas, Areia Preta, do Meio, das Castanheiras, dos Namorados, Arrebentação, Virtudes e da Fonte.

Praia das Pelotas

Ideal para quem quer pegar um bronzeado sem se incomodar com as pessoas, pois, além de pequena é também pouco frequentada devido às correntezas, as arrebentações e também por ser muito funda.

Areia Preta

A Praia mais famosa do Espírito Santo, pelo alto teor de radioatividade em suas areias que são escuras e ricas em monazita, acredita-se ser benéfico para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos e segundo alguns moradores é muito bom para problemas de pele.

Praia do Meio

Praia urbana fica no centro de Guarapari, totalmente estruturada. É bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função do leito oceânico formado por recifes, corais e muitas cavernas marinhas, Suas águas são protegidas pelas formações rochosas no entorno. A praia termina na pedra do Siribeira, onde há o Iate Clube Seribeira, local esse, muito visitado por banhistas que também costumam passear pelas pedras.

Praia das Castanheiras

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, tem águas claras, límpidas e muito calmas, que formam pequenas piscinas naturais protegidas por recifes, ideal para se mergulhar, deixando o local apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para se divertirem na água ou fazer os castelos de areias, enquanto seus pais apreciam as belezas da região.

Praia das Castanheiras nos anos 50

Praia dos Namorados

É uma das mais famosa e romântica praia urbana de Guarapari, é separada da Praia das Castanheiras pela Pedra do Trampolim, praia pequena e de águas calmas. Seu nome vem de uma antiga lenda sobre um casal que se enamora devido à magia do lugar. A praia dos namorados é formada por um conjunto de recifes denominados: Pedra do Calhau – é uma ilhota na Praia dos Namorados. Subindo as pedras no entorno da Praia dos Namorados é possível avistar as ruinas de uma antiga salinas que funcionou no decurso da 2ª Grande Guerra. Pouco depois das ruínas se observa entre as formações rochosas que quando a maré está baixa uma pequena prainha conhecida como Arrebentação com ondas forte. Ideal para pegar ondas de peito,ou seja,o famoso Jacaré.

Praia das Virtudes e da Fonte (Ou do Valadão)

Praia urbana e faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade. Pequena enseada, com areias grossas e douradas de mar azul e águas limpas. Reza a lenda que a praia da Virtude já foi local de banho de freiras, que por ser mais escondido poderia dar uma maior privacidade a elas da mesma maneira,a belissíma Praia da Fonte (Valadão) com suas águas tranquilas e próxima ao Poço dos Jesuítas (1858),com uma visão da extensa Praia do Morro.

Prainha de Muquiçaba

A prainha é uma enseada de águas calmas e cristalinas protegida ao centro pela imagem de São Pedro e em uma das extremidades, encontra-se instalada a Agência da Capitania dos Portos e, na outra, distante o Hotel Porto do Sol. Tem sua origem nos elementos MBERU ou MRU=mosquito e QUIÇAB ou QUICIA´=ninho, morada. Antigamente, era Mberuquiçaba ou Muruquiçaba e o povo simplificou para muquiçaba, que significa “morada ou ninho de mosquitos”.

Praia do Morro

A praia mais freqüentada da cidade e também a mais extensa da região central do município. Pela orla da praia os turistas têm inúmeras opções de lazer que poderá agradar turistas de todo nivel e classe social, A praia é muito propicia para quem curte mais badalações a beira do mar azul constituido por areias douradas. Em alguns trechos as águas são calmas e em outros com ondas fortes, desta forma, a Praia do Morro consegue atrair um público bastante diversificado, desde aqueles que procuram uma praia tranquila para um banho de mar,assim como, para prática de surfe, windsurfe e bodyboarding. A praia é dotada de um calçadão com várias áreas de lazer, quiosques, centro de atendimentos aos turistas;banheiros públicos;academias populares, escolinha de instrução náutica ou simplesmente se preferir pode-se fazer uma caminhada por toda orla até ao morro da pescaria que fica no final da Praia do Morro, imperdível para quem curte fazer uma boa caminhada num local hiper agradável com muito verde, enseadas e uma das vistas mais lindas de Guarapari. Na Reserva Ambiental Morro da Pescaria pode-se encontrar entre as enseadas as Praias da Granada e do Hermitão ou das Conchas, que apresentam um espetáculo de rara beleza em contraste com a reserva. A Praia do Hermitão é uma das praias protegidas pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria, acesso por uma trilha no morro da pescaria ao descer você encontra uma enseada protegida pelo costão de um lado e pela reserva de mata atlântica do outro. A visão desta praia é indescritível, mar com águas azuis e areia dourada, rodeada pelo verde da mata, refletida nos corais pincelados pela praia.

Praia do Morro,Guarapari.Foto Manoel Alves

Praia da Cêrca

Praia de mar agitado e águas cristalinas, protegida de um lado pelo Morro da Pescaria e do outro pela reserva florestal. Oferece aos surfistas grandes momentos de emoção. Praia da Onça, outra ótima opção de lazer logo após a Praia da Cêrca. Seguindo ainda rumo ao norte tem-se o condomínio particular e luxuoso Aldeia da Praia e o Acampamento dos Adventistas com suas belas praias.

Região das Três Praias

São três lindas praias, separadas por pequenos rochedos. De lá uma vista maravilhosa compõe um quadro onde o homem e a natureza se encontra. A parte esquerda é procurada por surfistas. A direita, sem ondas, é um bom local para a caça submarina. As praias são: Praia da Leontina – Extensão: 286m; Praia de Mateus Lopes – Extensão: 175m; Praia do Morcêgo– Extensão: 400m.

Aldeia de Perocão

Na aldeia os turistas podem desfrutar de uma vila de pescadores onde se compra o melhor peixe de Guarapari recém-chegados do mar, também pode curtir a Praia de Perocão, Praia do Saco ou Boião, que reservam muito sossêgo e tranquilidade, além de,uma beleza bucólica. Passando pela ponte de Perocão, logo se chega em Santa Mônica.

Praia de Perocão.Foto PhilippeCesar

Praia de Santa Mônica

Uma das tradicionais praias de Guarapari, e bastante conhecida pelos mineiros é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas calmas e claras, opção para quem procura sossego em uma piscina de água salgada. Antes chamada de Zabumba, que é um dos tambores utilizados nos rituais africanos e por ser difícil de ser pronunciado,  a praia foi batizada com o nome do bairro que se chama Santa Mônica, as pessoas popularizaram o nome atual aliado aos demais elementos de uma paisagem urbana, compondo o espetáculo desta tradicional praia. Infra-estrutura da orla é composta por calçadão, quiosques, bares e restaurantes.

Praia do Camping de Setiba

Praia urbana do complexo de Setiba com águas claras e calmas, chamada assim porestar próxima a uma área de camping, esta praia é um sonho de tranqüilidade e aconchego. Infra-estrutura da orla composta por quiosques e camping.

Praia de Setiba

Praia urbana que faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, reserva que reúne restinga, lagoa, praia e o Arquipélago das Três Ilhas. A palavra Setiba é a junção de Cer ou Ser que significa “conchas”, que são usadas na confecção de brincos e bijuterias, e Tyba é um sufixo que indica abundância, Setiba, portanto significa “Conchas em abundância”.

Praia de Setiba.Foto Weverson Rocio

Setiba Pina

Pina deriva de Pi ou Pin que é = a Escalvado, ou sem vegetação, isso significa portanto local que acumula  muitas conchas. Uma linda praia de águas cristalinas, com os pés em suas areias douradas você pode ter uma visão privilegiada de beleza natural.

Setibão

A Praia de Setibão está inserida dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, tornando-a especial, onde a natureza é percebida de todos os ângulos. Integrando a beleza do Atlântico e exuberante mata nativa do parque. Por estar um pouco afastada da área urbana mantém as águas mais limpas e as areias grossas e douradas dão um toque particular.  Os fortes ventos geram ondas mais altas e fortes (boas para surf, Bodyboarding e windsurf) requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças, opção para amantes da natureza e admiradores da fotografia.

Praia D’ulé

A praia D’ulé é uma praia oceânica de ondas altas, perfeita para a prática do surfe. Enquanto muitos surfam, outros vão à praia D’Ule, só para curtir o sol e apreciar a beleza do lugar que tem uma visão privilegiada do Arquipélago das Três Ilhas. Essa praia pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinha e tem uma trilha que leva à Lagoa Vermelha, também conhecida como Lagoa Iodada ou da Coca- Cola. Lá também é possível desfrutar de um relaxante banho na Lagoa dos Caraís.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Casagrande participa do 1º Encontro Internacional dos Governadores pelo Clima

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ao lado de outros chefes do Executivo estadual, participou, na tarde desta quinta-feira...

Governador defende continuidade de políticas públicas para obtenção de melhores resultados

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quinta-feira (29), do 4º Encontro da Coalizão de Gestão de Pessoas...

Obras de pavimentação entram reta final no bairro Anchieta

Obras de drenagem pluvial e pavimentação no bairro Anchieta, já entraram na reta final.Foto divulgação Segundo informações divulgadas...

EDP esclarece mitos e verdades sobre consumo de energia e equipamentos

Concessionária elencou as dúvidas mais comuns dos consumidores e esclarece pontos para ajudar na eficiência energética das residências Fernanda Lozer

Governador Renato Casagrande assina Ordem de Serviço para construção de quadra poliesportiva na Cimesp, antigo Batalhão de Missões Especiais

O Renato Casagrande,PSB, assinou, nesta quarta-feira dia (28/10), a Ordem de Serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na sede da Companhia Independente...