Para aquecer as vendas, empresários não perdem tempo e preparam kits com quitutes típicos das festas de São João
Marcella Andrade/Gabriela Jucá

Os festejos de São João podem até não ter quadrilhas animadas, barraquinhas e fogueira este ano, mas alguns pequenos empresários vão garantir que a clientela não passe sem comer os quitutes típicos da época. Além de matar a vontade dos fãs da deliciosa comida das quermesses, os empreendedores querem aproveitar o momento para aquecer as vendas.
“Datas comemorativas como a festa junina são muito mais do que simples números marcados em nosso calendário. Os empresários podem aproveitar as datas para realizar um atendimento temático e diferenciado ao cliente. É importante pensar nas datas comemorativas com antecedência e foco. Esse planejamento prévio facilitará melhores resultados e consequentemente o reconhecimento dos objetivos da empresa”, aponta o analista de atendimento do Sebrae/ES, Carlor Perrin.

Acostumada a trabalhar como personal chef e na organização de eventos gastronômicos, Marília Borges viu o cenário mudar com o cancelamento de eventos diante da Covid-19. Em busca de uma alternativa para manter os negócios funcionando, Marília resolveu vender quitutes juninos no “Arraiá da Marília”.
“Festa junina é sinônimo de comida com afeto. O momento atual é de incertezas e é preciso complementar a renda. Mesmo sem a realização das festas, os quitutes juninos não podiam ficar de fora”, ressalta Marília. O cardápio traz quatro escolhas doces e quatro escolhas salgadas a gosto do cliente. A chef dispõe de duas opções de kit: o kit família e o kit individual. As encomendas podem ser feitas com 48 horas de antecedência, com serviço de entrega grátis para os bairros Praia da Costa, Itapuã, e Itaparica, em Vila Velha.
Simoni Ferreira, que oferece doces e salgados caseiros no Instagram, também precisou se reinventar diante da crise. Este ano ela lança o “Arraiá na Sacola”, repleto de comidas típicas para celebrar o São João. “Já tinha realizado essa estratégia em outras datas e deu muito certo. Não trabalho com nenhum tipo de produto industrializado, somente caseiro. Espero que o sucesso se repita com a proposta da festa junina”, destaca a empreendedora. A entrega é grátis para quem mora em Vitória e na Serra.

Criatividade
Já a empresária Ana Carolina Ferrão, do “Alfajor da Anita”, além de remodelar os serviços de seu negócio, pensou numa forma de ajudar o próximo. Para driblar a queda nas vendas de alfajores, elaborou o “Arraiá Vai Passar”, que oferece kits personalizados com comidas típicas. “O trabalho vai muito além de apenas vender comida. A nossa proposta é levar todo o clima junino às casas dos nossos clientes. As pessoas já estão sem festas de aniversário, não precisam ficar sem as festas juninas”. A empresária garante que vai contribuir com a comunidade doando parte da renda das vendas dos kits, que vêm nas versões individual, casal e tamanho família. “10% das vendas dos kits juninos serão revertidas em doações de produtos de higiene para comunidades periféricas”, conta.