Início Destaque Editorial: “Um vírus. Várias guerras”

Editorial: “Um vírus. Várias guerras”

Manoel Alves

Como que um vírus que surgiu na China e se espalhou pelo mundo infectando e mantando milhares de pessoas, aqui no Brasil se transformou em guerra política? Por que enquanto em vários países a união se fortaleceu em prol de um único intuito que é livrar pessoas do coronavírus, aqui no Brasil se estabilizou uma, aliás várias, guerras políticas?

Toda essa guerra política que só veio a atrapalhar e não ajudar no enfretamento à pandemia do coronavírus, teve início quando o Presidente da República foi a público dizer que o vírus não passava de uma gripezinha e que todos deveriam voltar à normalidade e que o isolamento social fosse apenas para aquelas pessoas que se enquadram em grupo de risco.

A partir daquela fala do Presidente tanto aumentou o número de infectados pelo Covid-19, quanto o número de mortos. Mas, como assim se o Presidente havia falado que não passaria de uma gripezinha? Para que aquela fala não fosse tão logo desmoralizada pelos números reais da pandemia no país, se iniciou uma guerra virtual para contestar todos os números relativos ao coronavírus, sempre agindo em defesa daquela fala da tal gripezinha.

Na falta de mentes pensantes que pudessem auxiliar o Presidente da República no combate à doença e para que politicamente ele saísse fortalecido, mentes vazias começaram a colocar na cabeça do próprio, e espalhar pelas redes sociais (guerra virtual), que toda essa mídia em volta da pandemia era na verdade invenção da oposição ao atual Governo. Essas mesmas mentes vazias, esqueceram de olhar para os números da Europa e EUA com relação à pandemia do coronavírus.

Pagando um preço altíssimo, ainda devido aquela fala da gripezinha, o Presidente da República se ver diante de uma crise política criada dentro do próprio governo, que agora não se sabe quem finda primeiro, a pandemia ou a crise política estabelecida.

O coronavírus é algo totalmente novo até mesmo para a ciência, e que por tanto, o melhor a fazer é seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde, (OMS) acompanhada por cientistas do mundo inteiro, que é manter o isolamento social.

Só que os que estão em casa mesmo com todas aquelas preocupações quanto a perca de emprego ou de faturamento em seu estabelecimento comercial, estão aparentemente mais tranquilos se comparados com quem está no nos governos e precisam agir e rápido para salvar vidas. Foram graças as ações do Governo do Estado e dos prefeitos em adotar o isolamento social, que os números do Espírito Santo não são tão alarmantes.

Somente no futuro saberemos se ações   de todos os governos foram acertadas, foram as melhores. Mas, é preciso que estejamos cientes de que os atuais governadores e prefeitos não detém de tempo para pensar. Como estamos em ano eleitoral, muitos são aqueles que torcem para que as ações fracassem para que assim possam tirar proveito eleitoral e vivem a jogar pedras(criticas), mas tem também aqueles que preferem ficar na sombra esperando a tempestade passar então falar o que deveria ter sido feito. Só erra quem faz!

Manoel Alves é editor do jornal Primeira Página e portal Imprensa Capixaba.

1 COMENTÁRIO

  1. Fiz esse comentário em um post no Facebook. Infelizmente, estamos muito longe de sermos um país civilizado, culto e politicamente maduro. Foram gerações trazendo um modelo de política de assistencialismo e pouco desenvolvimento. Um abraço meu amigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Espírito Santo já recebeu 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Chegou ao Estado na manhã deste sábado (16), a primeira remessa de 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas para a imunização...

Opinião: Arthur Wernersbach Neves: “Saiam da Bolha”

Tenho evitado falar sobre política por causa da turma da BOLHA. Mas hoje resolvi escrever o que penso. Vamos lá!!

Guarapari se prepara para vacinar a população contra a Covid-19

Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira dia(18), pela Secretaria de Comunicação de Guarapari, a Prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde (Semsa),...

Governador Casagrande anuncia início da vacinação contra Covid-19 nesta segunda (18)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou o início da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) para esta segunda-feira (18), assim...

Estado recebe 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Chegou ao Estado na manhã deste sábado (16), a primeira remessa de 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas para a imunização...