Início Destaque Diabetes: alimentação correta pode evitar complicações da doença

Diabetes: alimentação correta pode evitar complicações da doença

No Brasil, 14,5 milhões de pessoas têm diabetes e quase a metade desconhece o diagnóstico

A diabetes é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e pode matar. No Brasil, 14,5 milhões de pessoas têm diabetes e quase a metade desconhece o diagnóstico, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Fazer exames periodicamente e manter hábitos de vida saudáveis podem evitar as complicações da doença.

A diabetes é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. São vários tipos e os mais comuns são a tipo 1 e tipo 2. A tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. A diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevado, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

Reprodução internet

A diabetes quando não tratada corretamente, e isso inclui uma dieta alimentar adequada, pode causar problemas nos rins, na visão, além de ressecamento da pele e até amputação dos pés e membros inferiores.

De acordo com a nutricionista Letícia Matrak, quem tem diabetes não pode consumir açúcar e deve optar por alimentos com baixa carga glicêmica. “O diabético pode consumir carboidrato, mas não é qualquer um. Alimentos como pães e massas integrais estão liberados. Toda a refeição tem de ter baixa carga glicêmica”, disse.

Algumas frutas como ameixa, melão, nectarina e pêssego podem ser consumidas. Já damascos, melancia, figo, uvas, melão, manga e banana devem ser evitadas porque são frutas com muita frutose, que aumenta a glicose.

Segundo Letícia, as fibras devem fazer parte da refeição dos diabéticos. “Linhaça, semente de chia e farinha de maracujá devem ser consumidas em, pelo menos, três porções por dia. Isso vai ajudar a manter a glicose inalterada, sem picos de insulina”.

A água também é muito importante. O diabético deve tomar três litros de água por dia. Na hora do almoço ou jantar, opte pela proteína branca, como frango e peixes. O diabético também deve evitar bebida alcóolica, frituras e excesso de carboidrato.

Tipos mais comuns

 

Diabetes tipo 2 – Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).

Diabetes tipo 1 – Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

Pré-diabetes – Condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

Diabetes gestacional – Altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Espírito Santo já recebeu 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Chegou ao Estado na manhã deste sábado (16), a primeira remessa de 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas para a imunização...

Opinião: Arthur Wernersbach Neves: “Saiam da Bolha”

Tenho evitado falar sobre política por causa da turma da BOLHA. Mas hoje resolvi escrever o que penso. Vamos lá!!

Guarapari se prepara para vacinar a população contra a Covid-19

Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira dia(18), pela Secretaria de Comunicação de Guarapari, a Prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde (Semsa),...

Governador Casagrande anuncia início da vacinação contra Covid-19 nesta segunda (18)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou o início da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) para esta segunda-feira (18), assim...

Estado recebe 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Chegou ao Estado na manhã deste sábado (16), a primeira remessa de 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas para a imunização...